Ver imagem em tamanho grandeATTIE Fº, M.  Falsafa, a filosofia entre os árabes. São Paulo: Palas Athena, 2002.

"A passagem de filosofia grega às terras do Islã decerto é uma das páginas mais fascinantes e fecundas da história intelectual da humanidade. Em Falsafa, a filosofia entre os árabes, o autor consegue apresentar essa ocorrência com um texto acessível, construindo um panorama da filosofia escrita em  árabe e sua influência na cultura ocidental."
Visualize e baixe o prefácio de Mamede Mustafa Jarouche
Visualize e baixe a monografia que originou o livro.
Visualize e baixe a resenha de Renato Pompeu na Gazeta Mercantil.






      
AvicenaATTIE FILHO, M. Os sentidos internos em Ibn Sina (Avicena)    Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

 Os sentidos internos representam a psicologia da filosofia árabe em seu momento de maior esplendor na pena de um dos seus maiores autores. O modo como Ibn Sina harmoniza duas realidades: externa e interna sensível e não-sensível material e imaterial, estabelece uma complementação muito distante da modernidade em que a concepção de Descartes, por um lado, e dos empiristas, por outro, acentuaram uma das vias em relação à outra, ocorrendo, geralmente, que ao se privilegiar a externa, a interna tornou-se-lhe subordinada e vice-versa.
Visualize e baixe a dissertação que originou o livro






Ver imagem em tamanho grande
ATTIE FILHO, M. O intelecto em Ibn Sina (Avicena). São Paulo: Ateliê, 2007.
Este livro se atém mais precisamente sobre o Livro da Alma, uma das obras de Ibn Sina que mais repercutiram no Ocidente medieval latino e também,no mundo árabo-islâmico. Há inúmeras passagens importantes em uma tradução inédita direta do árabe para a língua portuguesa, acompanhadas da tradução latina medieval. Destaca-se a discussão a respeito do intelecto agente e o modo como o intelecto adquire as formas inteligíveis.
Visualize e baixe a resenha escrita pelo  Prof. Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento 
                         na Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, V.21, n.28, 2009.
                          também publicada em Revista Tiraz, 2009  
Visualize e baixe a resenha





 

 



Licença Creative Commons


AVISO: A criação intelectual Marcas e Pensamentos de Miguel Attie Filho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em attie@marcasepensamentos.com.br. Este website, criado em 2010, foi produzido por uol host service.As publicações eletrônicas, textos, som e imagens impressas ou virtuais de propriedade intelectual de Miguel Attie Filho têm Copyright protegido pela legislação vigente de Direitos Autorais, LEI 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, Código Civil e Lei da  Criminalidade na Internet -  Escritório  de Direitos Autorais da Biblioteca  Nacional do Rio de Janeiro. O uso deste website só é permitido  para f ins de  consultas e pesquisas pessoais, escolares e filantrópicas, sendo expressamente proibido a comercialização de suas partes sob qualquer modo ou pretexto. Asseguramo-nos o máximo de que o possível conteúdo autoral de terceiros neste site é de domínio público ou legalmente autorizado para publicação, embora não nos responsabililizemos por opiniões alheias e de outros websites acessíveis  por meio de hiperligações. 
Denuncie o plágio ou mau uso da internet em www.denuncia.uol.com.br  ou entre em contato attie@marcasepensamentos.com.br. Leia, também, nossa Política de Criação e Publicidade e os Termos_e_Condicoes_de_Uso_deste_Site.

  Site Map